20 janeiro, 2013

O que está acontecendo com a Paciência?

Tenho a impressão de que as pessoas não sabem mais o que é paciência. Colegas de trabalho, chefes e subordinados, todos literalmente "perderam a paciência" e não sabem mais onde encontrá-la. Até nossos irmãos de fé parecem tê-la perdido em algum lugar, querem que o ritual logo acabe, mal acaba a gira correm para seus vestiários ou automóveis, parecendo uma fuga de um presídio, irem para suas casas, festas e etc. Isso sem falar de nossos mais próximos, tais como namorados, maridos, esposas, filhos, noras, genros, cunhados, primos, tios, todos vivem numa impaciência sem limites. Onde foi parar a paciência das pessoas? Quando tento manter a paz de espírito, buscar reflexão e conciliação, somo taxados de fracos, frescos e sinto-me como se estivesse andando na contra mão de todos.

A paciência é uma virtude que não pode ser confundida com a tolerância excessiva, com a aceitação da falta de qualidade, com o não cumprimento do dever. Uma pessoa paciente não é aquela que aceita tudo. É aquela que tem domínio sobre o seu ser. Tanto é verdade que o contrário da paciência é a ira, a raiva, a falta de controle sobre suas emoções. E os melhores sinônimos da paciência são a serenidade e paz de espírito ou ainda a capacidade de resistência a influências externas e o domínio da própria vontade. Assim, quando digo que as pessoas estão "perdendo a paciência", quero dizer que elas estão perdendo o controle sobre si mesmas e perdendo o domíno da própria vontade e se deixando levar pela emoção e não pela razão.

Ouvi uma expressão muito usada pelo filósofo e sociólogo MARIO SÉRGIO CORTELLA, estamos em processo de miojização (tudo deve ser como o miojo, que fica pronto em três minutos). Estamos no mundo que onde tudo que for rápido é o melhor, e chegamos ao cúmulo da família sair de casa para comer comida caseira e sentar-se a mesa não gastando mais de 20 minutos de convivência, e se a pizza demorar 2 minutos além do combinado a pizzaria não presta, eu particularmente gosto quando atrasa, é uma oportunidade de todos conversarem. Pena que chegamos a isto, e vejo todos que me cercam enlouqueceram! Se drogam, bebem demasiadamente e tudo deve ser muito em menor tempo possível... Pois é! Muitos perderam o sentido da vida... O porquê disto?... Porque tudo é tão rápido que muitos acham que a vida está no fim, principalmente os mais jovens, justamente os que tem uma longa estrada pela frente, pensam que devem aproveitar ao máximo possível no menor espaço de tempo e o quê muitas vezes levam  cada vez mais jovens a se considerarem velhos a espera da morte. Saudade de quando podíamos sentar em um banco e ver a vida lentamente passar, vendo que o melhor da vida era estar vivo.

Meu Fraterno abraço, Axé a todos!!

Um comentário: