25 abril, 2013

Para Umbandistas: O Mistério da Pomba-Gira Mirim

Devido o pedido de muitas pessoas que receberam os textos sobre os Erês e Exus Mirins discorrerei de forma livre sobre a linha das Pombas Giras Mirins, ou como outros chamam, Pombas Giras Meninas, seres encantados tão desconhecidos quanto os Exus Mirins.

Todos os mistérios da Criação divina sempre se mostram aos pares ainda que nem sempre isso nos seja visível porque desconhecemos quase tudo sobre eles.

No caso de algumas linhas isso já está se mostrando e nem nos damos conta do que está tão visível.

Se não, então vejamos:

Exu do Lodo - Pomba Gira do Lodo
Exu Veludo - Pomba Gira Veludo
Exu do Cemitério - Pomba Gira do Cemitério
Exu Sete Encruzilhadas - Pomba Gira Sete Encruzilhadas
Exu Sete Capas - Pomba Gira Sete Véus
Exu Cigano - Pomba Gira Cigana
Exu das Matas - Pomba Gira das Matas
Exu das Sete Praias - Pomba Gira das Sete Praias
Exu Navalha - Pomba Gira Navalha
Exu João Caveira - Pomba Gira Rosa Caveira
Etc....

Nas linhas de direita acontece a mesma bipolarização mas são menos visíveis, até porque quando o caboclo é ativo (incorporante) e a cabocla é passiva (não incorporante) ou seu nome simbólico é diferente do dele, fato esse que dificulta a identificação dos pares de guias da direita.

Pai João do Congo forma par com Mãe ou Vovó Maria Conga.
Pai João do Cruzeiro forma par com Mãe Maria das Almas.
Pai João de Angola forma par com Vovó Maria do Rosário, etc...

Caboclo das Matas - Cabocla Jurema.
Caboclo Pena Branca - Cabocla Guaraciara.
Caboclo Sete Ondas - Cabocla Yara, etc...

Bom, paremos por aqui senão iremos revelar algo ainda fechado no tocante às linhas da direita, certo?

O fato é que existe toda uma Dimensão da Vida localizada a sete graus à esquerda da Dimensão Humana da Vida, escala essa que é horizontal e cada um dos seus graus contém todo um universo em si mesmo, dentro do qual desemboca toda uma Realidade Divina que começa no interior de Deus, dentro de uma de suas Matrizes Geradoras de Vidas, vidas essas que são geradas aos pares (masculino e feminino).

Portanto, existem 77 dessas Dimensões da Vida que desembocam nesse nosso abençoado planeta e a humana é a de número 21 na escala magnética divina horizontal.

A de nº 20 é a habitada pelos seres naturais regidos pelo Orixá Exu e a de nº 22 é habitada pelos seres naturais regidos pelo Orixá Ogum, só para que entendam essa escala divina, certo?

Todos os graus abaixo de 21 são classificados como negativos e as acima são classificados como positivos.

A partir da compreensão desse mistério planetário então podemos discorrer sobre o mistério Pomba Gira Mirim, pois assim como essa Matriz Divina gera Exu Mirim, também gera um ser feminino em tudo análogo a ele (em poderes e mistérios) e que também se manifesta na Umbanda quando lhe é possível ou permitido, sendo muito comum elas se apresentarem como Pomba Giras Meninas.

Em outros casos, apresentam-se como Pomba Gira Mariazinha (diminutivo de Maria Molambo ou Padilha), etc...

É claro que em um médium só se apresentará um Exu Mirim e a Pomba Gira Mirim será passiva (não incorporante). Já em uma médium tanto pode incorporar o Exu Mirim quanto a Pomba Gira Mirim, mas nunca os dois serão ativos e, ou será ele ou será ela que sempre incorporará e trabalhará nas giras de atendimento ao público.

Mas isso não quer dizer que não possa incorporar esporadicamente tanto o Exu quanto a Pomba Gira Mirim em uma gira fechada (não aberta ao público). E antes que alguém pergunte qual é a oferenda para elas, saibam que é igual às das Pombas Giras Adultas.

É claro que aqui só comentei um pouco sobre as Pombas Giras Mirins e há muito mais sobre elas, mas vou parar por aqui senão terei que escrever um livro só sobre esse mistério da Umbanda, certo?


Texto de Pai Rubens Saraceni (contato@colegiodeumbanda.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário