19 fevereiro, 2013

Fundamentos de Umbanda

Quais são afinal os fundamentos da Umbanda? O fundamento de uma religião é sua base, seu alicerce, a razão fundamental de sua doutrina e ritual.

Na Umbanda ouvimos falar muito nesta palavra "fundamento", em contextos como: "tal coisa tem ou não fundamento", "isto é fundamento da religião". A palavra é usada e manipulada a revelia e, neste contexto, se perde o significado de fundamento e confunde-se o fundamento do todo (coletivo) com fundamentos das partes (individuais).

Para definir quais são os fundamentos da religião de Umbanda é preciso antes definir o que é Umbanda e, neste ponto, já encontramos uma dificuldade enorme para a maioria das pessoas que crêem na definição detalhada de doutrina e ritual. No entanto, devemos definir quais são as linhas mestras da Umbanda, o simples e básico, para depois, então, identificar seus FUNDAMENTOS BÁSICOS. Sabemos que a Umbanda possui unidade e diversidade. Na unidade está o básico que faz identificar, ou não, Umbanda; e na diversidade está a liberdade ritual e doutrinária de cada grupo, "Umbandas".

Na unidade está o todo e na diversidade estão as partes. O todo é algo comum a todas as partes. Logo, fundamentos básicos são aqueles que estão presentes em todas as suas partes, no todo.

Quando falamos de Umbanda (singular e uma), estamos falando do todo; quando falamos em Umbandas (múltipla e plural), estamos falando das partes. As partes também têm fundamentos.

Em relação ao todo, estes fundamentos são parciais, fundamentos desta ou daquela parte, desta ou aquela Umbanda. Aí surgem fundamentos da Umbanda Branca, Tradicional, Esotérica, Popular, Mista, Trançada, Africanista, Omolocô, Iniciática e etc. Fundamento da parte não é fundamento do todo, logo fundamento de Umbanda é algo que deve ou pode ser aplicado ao Todo, em todas as partes e liturgias da religião.

Só não podemos falar em "Verdadeira Umbanda", ou "Umbanda Pura". Afirmar que algo seja "o verdadeiro" é uma forma de desclassificar o resto e rotular de falso. Também não podemos falar em pureza dentro de uma religião que nasce com sincretismos. Aliás, não existe pureza em nenhuma religião, todas nascem de cultos e ritos que lhes antecederam.

O básico do básico da Umbanda é reconhecer que se trata de uma religião brasileira fundada no dia 15 de Novembro de 1908 por Zélio de Moraes e o Caboclo das Sete Encruzilhadas.

Podemos identificar nas palavras do Caboclo das Sete Encruzilhadas os fundamentos mais básicos de Umbanda:

"Umbanda é a manifestação do espírito para a prática da caridade!"

"Aprender com quem sabe mais e ensinar a quem sabe menos, a ninguém virar as costas!"

Parece pouco, mas já é muito. Atendimento caritativo é a base doutrinária da religião, sem nenhuma forma de preconceito com relação às entidades que se manifestam.

Quem lançou a pedra fundamental da religião foi um espírito que teve muitas encarnações e, entre elas, foi o Frei Gabriel de Malagrida, que fez a opção de se apresentar como "Caboclo". Seguido a esta manifestação se apresentou o Preto Velho Pai Antônio e ambos chamaram falanges de Caboclos e Pretos Velhos para trabalhar na Umbanda. Logo, "Caboclo" e "Preto Velho" são formas de se apresentar escolhidas pelos espíritos que militam na Umbanda. Mais um de seus fundamentos básicos: as entidades se organizam no astral em linhas e falanges identificadas pela forma de apresentação, a qual guarda relação com os Santos, Orixás e forças da natureza.

Quanto ao ritual é bem simples e musicado, na maioria das vezes segue uma sequência que pode variar um pouco, mas que em geral fica nesta ordem: oração, saudação á esquerda, bater cabeça, abrir cortina (quando tiver), defumação, hino da umbanda, abrir a gira, saudação às sete linhas, saudação aos Orixás e Guias chefes da casa, chamada de Orixás ou Guias que darão sustentação ao trabalho e chamada da linha de entidades que dará o atendimento (passe e consulta); ao final dos atendimentos a subida das entidades, podendo, ou não, ter descarrego dos médiuns com esta ou outra linha que venha para tal atividade.

Na próxima edição vou comentar sobre a relação entre fundamentos de Umbanda e questões polêmicas, como sacrifício animal, cobrança de atendimentos, procedimentos afros e outros.

Umbanda não tem verdades inquestionáveis (dogmas) e nem assuntos proibidos ou interditados (tabus).

No entanto, para falar de fundamentos, é essencial ter conhecimento de causa, conhecer profundamente o assunto e, no caso da Umbanda, conhecer sua história, doutrina, teologia, liturgia, ritualística, etc. Caso contrário, como diria meu amigo, irmão e mestre, Rubens Saraceni: "tudo permanece no campo de uma ciência chamada 'achologia', um campo de incertezas e divagações".


Texto de Alexandre Cumino

Nenhum comentário:

Postar um comentário