17 fevereiro, 2013

A Evolução e o Ego

Nós que trabalhamos nosso lado espiritual, e que somos ferramentas do Divino Criador, pois através de nós Falanges, Linhas de Trabalho, Guias e Mentores ajudam pessoas e nos ajudam, devemos ajudar a quem precisa dando de graça o que de graça recebemos, e desta forma, nós, ferramentas, buscamos a nossa evolução.

A evolução é um princípio divino que acontece independentemente de nossas vontades. É uma lei estabelecida, que dá movimento a tudo no universo. Se tudo evolui, nada permanece estático e isso permite a nós seres humanos (que vivemos uma experiência na carne), mudar situações da vida e suas condições de vivência das coisas divinas. O fato é que grande parte não faz as suas escolhas de modo coerente, pois possuem valores que não estão de acordo com as leis do Divino Criador. Elevar-se ou cair depende de cada um.

Mas vemos alguns irmãos se distanciarem daquilo que é o princípio de nossa religião: a prática da caridade, o fazer o bem sem olhar a quem, e o principal: sem soberba, sem prepotência e sem vaidade.

Em muitas ocasiões vemos Guias que desenvolvem um trabalho espiritual que, de alguma forma, conforta ou mesmo ajuda um irmão em algum aspecto, trazendo de volta o sorriso e alimentando sua fé. Mas infelizmente, o médium se acha no direito de se vangloriar acerca da ajuda dada, aumentando assim cada vez mais seu ego, almejando uma posição divina, achando que o irmão ajudado deve reverenciá-lo.

Em nossa religião temos "milagres", conquistas e ajudas todos os dias, e a beleza é que quando temos uma conquista, não a colocamos em um púlpito e nos vangloriamos, pelo contrário, vamos para o próximo. Se isso é dito por nossos Mentores, por que alguns irmãos insistem em "usar" dos auxílios de nossos Guias e Mentores para se autopromover?

Esquecemos que os Guias não precisam de nós, ao contrário, nós precisamos deles pois somos seres humanos em busca de evolução, da eliminação de vícios e da compreensão do livre arbítrio. Vamos pregar a tolerância, praticar a caridade sem distinção de raças e, crenças ou opiniões. Vamos lutar contra a hipocrisia, o fanatismo, e a soberba.

Vamos ter em nós, a atitude de nossos Guias e Mentores: Exus, Caboclos, Pretos Velhos, Erês, Baianos, todas as linhas de trabalho, vamos aproveitar a oportunidade de trabalhar nosso interior buscando evoluir ajudando ao próximo e lembrando sempre: "Fora da caridade não há salvação!"


Texto de Jonathan Medrado Barros (jonathan_mb@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário