16 novembro, 2011

Bom Exemplo sempre proporciona boas surpresas...

Axé a todos! Depois de um feriadão, depois de muita festa, depois de muitas oportunidades e, espero que depois de muitos momentos importantes, que tal pararmos um pouco para refletir sobre nossos atos, ponderar os exemplos que estamos dando e consequentemente o futuro que estamos criando?

É fato que muitas vezes agimos no automático, que não percebemos as consequências de nossas ações e dos exemplos que damos. É fato que somos responsáveis por nossas crianças, por nosso futuro, por nosso "envolta". Portanto, precisamos compreender que estamos influenciando consideravelmente vidas, que estamos criando um futuro, que estamos educando e criando realidades de vida muito mais através de nossos exemplos do que através de nossas intenções.

Esse pensar é tão importante para nós religiosos, pais, adultos ou responsáveis que se não despertarmos para essa realidade urgentemente, acredito que o futuro estará amplamente comprometido.

Muitas vezes observo as pessoas falando de violência como se ela fosse algo que está nas ruas, que está com o outro ou que está do lado de fora, percebo ainda, que muitas vezes ela é tratada como um produto, como que se estivesse numa prateleira de supermercado à venda por qualquer quantia e que os infinitos debates e discussões fossem determinantes para se chegar no dia em que sua venda seja proibida.

No entanto, se pensarmos um pouco, perceberemos que a violência está dentro. Isso mesmo, a violência está dentro de nós, de nossas casas e de nossos sentimentos. Perceberemos que não compramos ou adquirimos, mas a produzimos e distribuímos deliberadamente  através de nossos atos, com nossas atitudes cada vez mais grosseiras e com a nossa falta de educação, de tolerância, de perdão, de compreensão e de aceitação.

Definitivamente precisamos parar e, mais do que falar, precisamos agir de forma mais harmoniosa e dar bons exemplos. E aqui quero salientar a importância do exemplo, quem já não ouviu ditados como:

O exemplo é a mais poderosa retórica. (Thomas Brooks)

O exemplo é a escola da humanidade e só nela os homens poderão aprender. (Edmund Burke)

Nada é tão contagioso como o exemplo. (François La Rochefoucauld)

Um bom exemplo é o melhor sermão. (Benjamin Franklin)

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso longo é o caminho através de regras e normas, curto e eficaz através do exemplo. (Séneca)

Um nobre exemplo torna fáceis as ações difíceis. (Johann Goethe)

Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única. (Albert Schweitzer)

Pois é, são frases de religiosos, filósofos, estudiosos, escritores e intelectuais que, com certeza, têm valor, têm essência, têm fundamento e verdade, não é mesmo? Aliás, é importante frisar que nenhuma pessoa é tão insignificante a ponto de ter certeza de que seu exemplo não pode causar danos, e se alguém ainda duvida da importância do exemplo, estou postando uma campanha produzida na Austrália reportando a responsabilidade dos pais, bem como dos adultos em geral, em serem exemplos para as nossas crianças. É um pequeno vídeo muito legal, com belíssimas e fortes imagens para despertar um olhar diferente em nós como já afirmei religiosos, pais, adultos ou responsáveis. Inclusive a frase que aparece no final do vídeo "Make Your Influence Positive" reforça essa idéia magnificamente. Ou seja, FAÇA SUA INFLUÊNCIA SER POSITIVA.

Portanto, já que percebemos que a violência não está do lado de fora, já que terminou o feriado prolongado e já que a idéia é "influência positiva", que tal começarmos a agir a partir de agora com atos mais significativos envolvendo toda nossa família e principalmente dando um melhor exemplo?

- Que tal se propusermos a rezar mais em família?
- Que tal prepararmos banhos de ervas e defumações em família, de maneira que todos ajudem e dêem sugestões?
- Que tal estipular regras e acordos para uma convivência mais harmoniosa?
- Que tal desligar a televisão ou os celulares e conversar em família, pelo menos uma hora por semana?
- Que tal colocar os filhos para dormir, independente da idade?
- Que tal perguntar antes de agir, ouvir antes de julgar, falar depois de pensar?

Sei que parece fácil e sei também que parece difícil.

Portanto, minha proposta para iniciarmos nossa fase de "influências positivas" é bem simples: vamos dar o exemplo, vamos rezar em família!

Mesmo que no começo pareça difícil ou impossível, vale a pena persistir, afinal:

UM BOM EXEMPLO SEMPRE PROPORCIONA BOAS SURPRESAS NA VIDA DE QUALQUER UM.

Vejam o link abaixo:


Que possamos agir mais.
Reclamar menos.
Lamentar jamais.
E nos inspirar sempre.


Texto de Mãe Mõnica Caraccio

Um comentário: