07 novembro, 2011

O poder da perda...

Segundo alguns dicionários a palavra perder significa: Ficar sem domínio, sem a posse. Sumir, deixar partir, ir embora.

Temos aí um grande exercício de desapego e aprendizado. Os valores das coisas se dividem entre passado, presente e futuro. Muitas vezes perdemos a linha do tempo, esquecendo o passado, quebrando o presente e perdendo o futuro. Isso se aplica em todos os setores, quando perdemos um emprego, um negócio, um bem material, um dia de nossas vidas ou alguém...

O condicionamento social nos empurra pra frente, muitas vezes sem o luto certo ou o tempo necessário de assimilação e aprendizado. Sim! Perder também é aprender. Difícil demais, só que dessa oportunidade pode nascer a verdadeira transformação, o divisor de águas de uma personalidade, as cortinas podem se abrir de uma forma mais clara, fazendo enxergar e perceber, não só o ambiente mas a si próprio.

Nessa empreitada não existem garantias, dor e desconforto farão parte integral do processo. A saudade verdadeira estará no sentir falta, na diferença do dia a dia, do antes e do depois.

O futuro incerto e sombrio só terá luz mediante a aceitação e o entendimento.

Assumir a vítima interior e sobreviver com ela é uma opção. Péssima por sinal. Assumir o processo e tomar consciência na prática é o verdadeiro pulo do gato.

Ninguém tira nada de ninguém, apenas criamos condições e situações para que a perda aconteça. Na sequência, temos culpa e arrependimento, que também não consertam as coisas.

Assumir uma postura positiva perante o incerto, parece remédio para louco. Só que de louco, todos temos um pouco e às vezes para conseguir o equilíbrio é preciso cortejar a insanidade.

Os mais fiéis dirão: Entrega pra Deus!

Me nego! Ele já criou as oportunidades, por que devo repassar o saldo negativo a Ele...?

Assumir, entender, enxergar e buscar.

O caminho será longo e o tempo bom conselheiro. Se você perdeu, comece a contar as pedras no caminho e refaça a jornada. Caminhando, caminhando e caminhando.

E ainda, dando ouvidos aos companheiros da esquerda: Perder para ganhar, ganhar para perder...

Só não perca a oportunidade de se dar uma chance nesse caminho. O recomeço é mais difícil mas nunca impossível. Depois de um tempo, não tentar novamente também é perder...

Forte Abraço!

(Texto de Jorge Scritori)


Nenhum comentário:

Postar um comentário