22 novembro, 2011

Salmo Umbandista...

Oxalá é meu Pastor, nada me faltará. Deitar-me faz nos verdes campos de Oxóssi e Obá.
Guia-me, Pai Ogum, mansamente nas águas tranquilas de Mãe Nanã Buruquê.
Refrigera minha alma meu Pai Obaluayê.
Guia-me, Mãe Iansã, pelas veredas da Justiça de Xangô e Egunitá.
Ainda que andasse pelo Vale das Sombras e da Morte de meu Pai Omulu, eu não temeria mal algum, por Oyá - Tempo, Logunan, está sempre comigo. A tua vara e o teu cajado, são meus guias na direita e na esquerda.
Me consola Mamãe Oxum. Prepara uma mesa cheia de Vida perante mim, minha Mãe Yemanjá.
Exu e Pombagira vos oferendo na presença de meus inimigos.
Unge a minha coroa com o óleo consagrado a Olorum, e o meu cálice, que é meu coração, transborda as cores de Oxumaré. E certamente que a bondade e a misericórdia de Oxalá estarão comigo por todos os dias. E eu habitarei na casa dos Orixás, que é Aruanda por longos dias!
Que assim seja!


(Adaptado para Umbanda por Diego Avala e Alexandre Cumino)

Um comentário: