24 março, 2013

Os Guias da Umbanda

Os "Guias" da Umbanda são assim denominados por já terem percorrido com êxito o Caminho no qual outros peregrinos ainda ensaiam os primeiros passos. Eles conhecem bem os trechos mais tranquilos e os mais perigosos.

As subidas íngremes, os declives sinuosos, as curvas inesperadas, os atalhos duvidosos. Os regatos de águas potáveis e os de águas contaminadas. As árvores de frutos comestíveis e os arbustos de frutos venenosos. As paisagens exuberantes e outras nem tanto...

Sim, os Guias conhecem bem o Caminho porque já trilharam toda a sua extensão ora errando, ora acertando, mas sempre aprendendo e progredindo até finalmente chegar ao Destino traçado.

Então, descortina-se a eles um novo e promissor Caminho na Infinita Espiral da Evolução com experiências e aprendizados inéditos e empolgantes. No entanto, antes de prosseguir Viagem, os Guias da Umbanda voltam-se para a incontável multidão de almas peregrinas sedentas por orientação, amparo e sustentação.

Tocados pela Fraternidade e Compaixão, os Guias retornam ao início do Caminho para oferecer generosamente seus legados de Sabedoria a todos aqueles que por algum motivo se atrasaram no cumprimento de seus roteiros espirituais.

Essa é apenas uma das missões que os nobres Guias da Umbanda desempenham em favor da humanidade. Sejam eles reconhecidos por isto, ou não.

Por isso, Filho de Umbanda, antes de despejar toneladas de lamúrias, reclamações, barganhas, pedidos e favores absurdos no colo "do seu Guia", lembre-se: Os Guias são Servidores do Divino e não serviçais dos humanos.

Os Guias são Tutores e Amparadores Espirituais, e não "muletas" conscienciais, muito menos "amuletos" psicológicos para pessoas que não confiam em si mesmas.

Os Guias apreciam gratidão e sinceridade e não bajulação e futilidade. Os Guias são fontes de inspiração, instrução e iluminação e não de adivinhação, alienação e superstição. Os Guias não são condutores de gado, são Orientadores de Gente.

Pense bem nisso antes de delegar a administração de sua vida a terceiros, sejam eles encarnados ou astralizados. Saiba que ninguém caminhará por você. Ninguém te carregará no colo, a não ser sua própria ilusão... até o momento de você voltar à realidade na primeira pedra em que tropeçar.



Mensagem de Sr. Exu Marabô recebida espiritualmente pelo médium Vanderlei Alves (T. E. U. Caboclo Estrela do Mar) - Contatos: anhangassu@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário