04 março, 2013

A Arte de Ensinar é a maior prova de Caridade!

Todos nós, algum dia já nos deparamos com algumas dúvidas que são normais no amplo e encantador campo de nossa querida religião. Gerações e gerações crescerão sabendo que por mais conhecedores e pesquisadores da Umbanda nunca terão o conhecimento total de tudo aquilo que preenche esse caminho de Fé.

Tudo isso se chama MISTÉRIO. Mistério, por exemplo, daqueles que nos fascinam por estarem sentados à esquerda do Criador e diante  da nossa pequena e limitada existência não podem revelar todo esse mistério que envolve a sua Força Protetora inigualável.

Apenas nos curvamos diante dessa maravilhosa Grandeza. Mistério esse que nos faz receber forças divinas e irradiantes dos Orixás, que também jamais saberemos as proporções de força, e apenas nos limitamos a sentir o bem que nos fazem.

Isso sim é um mistério na Umbanda Sagrada, pois somos filhos muito pequeninos do nosso Pai para conhecer tamanha vastidão de amor. Mas irmãos, nunca aceitem como resposta para uma dúvida que vocês guardam em seus corações apenas que "isso é um mistério". Não há nada mais abençoado e bonito do que alguém que dedica seu tempo pra esclarecer e ensinar aqueles que um dia serão os "esclarecedores de mistério", também doando seu tempo que um dia alguém lhe ofereceu.

Esses dedicados mestres se preocupam em ajudar e acabar com o mito do mistério que gerações anteriores insistiram em manter durante anos e por essa preocupação, hoje são pessoas que merecem toda a benção do nosso Pai Oxalá, pois querem expandir para o maior número de pessoas tudo aquilo de bom que a Umbanda nos oferece. Seja sobre nossas ervas curadoras, seja sobre nossa teologia magnífica, sobre magias sagradas, sobre nosso instrumento sagrado, o atabaque ou sobre tudo aquilo que faz da Umbanda uma religião única e encantadora.

Esses Mestres, Sacerdotes, Professores ou simplesmente Médiuns que se dedicam de corpo e alma para esclarecer tudo aquilo que pode nos ajudar a crescer no campo da fé, merecem o nosso maior sentimento de gratidão e todas os raios reluzentes de amor e proteção dos nossos Orixás.

Ensinar um irmão a caminhar com suas próprias pernas é a maior caridade que possa existir. Ensinar é uma Arte e "mistério" é uma resposta de quem jamais saberá como é praticar essa Arte.

Que Oxalá abençoe todos aqueles que ensinam seus irmãos de Fé!


Texto de Jorge Alberto Tumbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário