07 agosto, 2012

Perseverança!

Perseverança é a capacidade de esforço sustentador.

É a confirmação do "querer é poder".

Sem perseverança tudo tende a se desmoronar, a cair de nossas mãos.

Quando temos um ideal, o primeiro passo é materializá-lo.

Começar já é meio caminho andado.

Obstáculos, dificuldades, críticas, isto certamente encontraremos pela frente. Para o verdadeiro idealista, esses empecilhos são desafios que ele dispõe a vencer, e lhe servem até de estímulo e convite à luta.

O idealista é um desbravador por excelência; nunca espera que a situação o favoreça, pois ele mesmo faz a situação surgir, não esperando que ela venha ao seu encontro.

O entusiasmo dos idealistas lhes confere as nobre lideranças dos espíritos que vieram para abrir caminho e marchar à frente dos menos ousados e dos ainda incapazes de perceber a necessidade das transformações e inovações necessárias.

No entanto, cada um de nós traz uma incumbência que terá de ser executada pelo próprio. 

Ninguém poderá realizar a tarefa de ninguém. Somos responsáveis por todos os nossos atos, que se tornam o resultado natural das nossas ações; e por estas responderemos, queiramos ou não.

O líder tem a incumbência de mostrar o caminho, mas quanto aos esforços de abrí-lo, é tarefa que compete a todos, bem como a energia para percorrê-lo.

A perseverança em conseguir deverá nascer em cada viajor. Aquele que parar será esquecido, e cairá em aflição, enquanto os demais avançam e se adiantam em qualidades, mantendo a paz de espírito dos que cumpriram bem os seus deveres. Os negligentes não podem acusar ninguém pelos seus infortúnios.

Se o cansaço se apossar de nós, se nos faltarem as forças, apelemos para Deus, rogando-lhe ajuda, e um cirineu surgirá, ajudando a erguer-nos e nos incentivando a prosseguir.

Se permanecermos inertes, lamentando-nos, as oportunidades ficarão perdidas, e só nos restará, com pesar, assistir a vitória dos que perseveraram.

Quereríamos, acaso, tornarmo-nos vítimas, fazendo dos nossos problemas uma carga para outros carregarem sobre os ombros? E o nosso mérito, onde entraria?

Perseveremos, caros companheiros, em nossa boa disposição de alcançarmos a meta para que viemos, e a paz será conosco!


(De ".. A VERDADE E A VIDA", de Cenyra Pinto)

Um comentário: