27 julho, 2012

Quem será ele?

Tudo pronto para mais uma gira.
Os ogãs já estão a postos, o corpo mediúnico adentra ao terreiro, lá fora numa lata o carvão fumegante aguarda a defumação que em seguida virá. A assistência já lota o humilde salão onde outrora fora uma garagem.
Ele observa a todos: ali na primeira fila uma senhora de meia idade ansiosa espera o início dos trabalhos. Observando-a descobre que está ali, pois acaba de saber que seu marido a está traindo com sua "melhor" amiga. Não muito distante dela, um jovem angustiado pensa em suicídio se não conseguir amarrar o grande amor de sua vida. Na última fila aquele homem de aparência insuspeita quer um trabalho para "apagar" seu concorrente nos negócios. A tudo e a todos, ele observa atento.
Percebe que muitos estão ali acompanhados de estranhos seres, que lhes sugam toda energia. Uma moça muito bonita se senta e chora, pois acabara de ser despedida, justamente agora que estava planejando seu tão esperado casamento.
Daqui a pouco quando os passes começarem ele terá que explicar para cada um deles que devem usar esta energia que envolve o centro para se beneficiarem sem que seja preciso desejar o mal a ninguém. Pedirá à senhora traída que perdoe e decida se deve continuar vivendo ao lado de alguém que já não lhe ama. Ao tolo comerciante explicará que talvez devesse aperfeiçoar suas técnicas de venda, ampliar seus negócios, ser mais cordial com seus fregueses e assim superar a concorrência. Ao desiludido, irá argumentar que se matar não levará a nada, que somente o afastará de seu grande amor e impedirá que outros amores surjam. À jovem desempregada, ele mostrará que ela é bonita e tem toda uma vida pela frente e com certeza amparada pela espiritualidade haverá de encontrar um novo e melhor emprego. Sabe que alguns o ouvirão e seguirão seus conselhos, porém muitos vão se afastar, achando que a tenda "não presta" pois não faz "trabalhos pesados". Os estranhos seres serão escorraçados por ele e seus fiéis amigos. Muitos irão acompanhar os tolos que se julgam acima de Lei Maior. Alguns serão levados a força para centros espirituais de reabilitação. Enfim começam os trabalhos, os atabaques tocam, as luzes são apagadas e tudo corre conforme ele previra.
Ao final do trabalho, passa pôr seu assentamento e sai gargalhando como todo bom Exu de Lei, pois sabe que cumpriu sua missão e mais dia menos dia todos irão se curvar diante das verdades que acaba de dizer. Laroyê Exú!
Autor do texto: Cássio Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário