29 outubro, 2012

Por que sua religião é melhor que a minha?

Convido os leitores a refletir comigo sobre um tema bastante atual, mas que surgiu a milênios: "Intolerância Religiosa!"
 
Nós, umbandistas, sabemos bem o que é isso, e "que atire a primeira pedra" quem nunca sentiu na pele os efeitos causados por ela, seja na forma de piada, chacota, menosprezo, perda de amigos, preconceitos etc.
 
Então fica aquela pergunta no ar: qual é a melhor religião?
 
Certa vez, Fernando Boff, durante o intervalo de uma mesa redonda sobre religião e paz entre os povos, fez esta mesma pergunta a Dalai Lama. Ele esperava que o Dalai fosse responder que era o budismo tibetano ou as religiões orientais, mas ficou surpreso quando este lhe respondeu:
 
- "A melhor religião é aquela que te faz melhor... Aquela que te faz ser mais compassivo, aquela que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião!"
 
Simplesmente uma resposta digna e certeira, tão certeira que é capaz de calar até o mais voraz aclamador, que jura de pés juntos que a sua religião é única e verdadeira.
 
A religião é nossa ponte com o Sagrado, com o Divino e é por onde também explicamos quem somos, de onde viemos, por que estamos aqui e para onde vamos no final desta caminhada. Pensando assim, todas as religiões têm seu valor, pois todas cumprem estes requisitos básicos, independente da forma, ritualística, nomes e palavras empregadas, pois aí está a particularidade de cada uma.
 
Devemos compreender que cada religião conhece apenas uma parte do todo e que este todo é Deus e Sua criação. Ao invés de acusarem que esta ou aquela religião não é digna ou que seja falsa, dão-se as mãos e entendam que todas têm seu valor e que conduzem seus fiéis para um mesmo objetivo, e o mundo será um lugar muito melhor para se viver do que é hoje.
 
E qual é este objetivo?
 
Que todos busquem a Deus com amor, respeitando seus irmãos Nele e as diferenças de cada um, com honestidade e compartilhando o pão e a água (calma, calma, pois não errei em minha colocação; troquei o vinho pela água porque esta é um bem muito precioso que o Pai nos deu, e sem a qual não existiria vida em nosso planeta).
 
Este é o objetivo prioritário de cada uma das religiões. Ou estou errado?
 
Então, podemos resumir e entender em definitivo que a melhor religião para VOCÊ é aquela em que VOCÊ se sinta bem e mais se identifique. Mas lembre-se que esta é para VOCÊ e que em nenhum momento ela é superior ou inferior a qualquer outra religião, mas tão somente uma parte de um Todo muito maior, no qual todas as religiões tem seu lugar.
 
Respeite a opinião das demais pessoas, pois antes de tudo são seus irmãos Nele, independente de credo, raça, classe social e preferências. Este é o maior dom que Deus nos concedeu: o livre arbítrio para que possamos ser semelhantes na aparência e forma, mas completamente distintos da forma de pensar e escolher o que é melhor para nós. Aos irmãos umbandistas, que nossos pais Oxalá e Oyá-Tempo nos guiem pelos caminhos da fé pura e verdadeira, controlando os excessos que possam surgir pelos caminhos da vida e nos amparando nos momentos de fraqueza.
 
Aos irmãos de outras religiões, que o Pai Maior abençoe suas vidas, colocando dia após dia fé e amor em seus corações.
 
 
 
Texto de Cristiano Janjacomo - Vice-presidente da Casa de Passes e Caridade "Tenda de Umbanda do Pai Benedito" (http://www.tendadopaibenedito.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário